Modalidades de Trabalho
Comentários desativados 30

Modalidades de Empregos no Japão

Leis trabalhistas

No Japão tem havido uma tendência geral de terceirização e flexibilização da mão-de-obra, por isso reduziu muito a contratação em regime de seishain, o que tem gerado um mercado de trabalho fluido e instável.

Seishain: funcionários contratados diretamente pela empresa e que não possuem um prazo estabelecido para o fim do contrato de trabalho.

Yuki Koyo: empregado contratado por período determinado;

Part-timers(peato shain): nessa modalidade, a pessoa é contratada para um determinado período. Na prática, porém, dependendo da companhia, estes trabalhadores cumprem jornadas diárias como as do demais funcionários. O volume desse tipo de contratação levou o governo a revisar a legislação sobre o assunto, tornando obrigatória a adoção, pelas empresas, de planos de carreira e benefícios para essa categoria de funcionários.

Haken shain: é o trabalhador contratado pela Haken Gaisha para trabalhar em outra empresa. É uma modalidade de emprego indireto, assim como o ukeoi roodoosha, em que a pessoa é contratada pela empreiteira, ukeoi gaisha.

Arubaito: trabalho realizado em caráter temporário. É muito aplicado quando a empresa tem demanda repentina e/ou temporária.

Search

Back to Top